TEATRO DE BONECOS EM PARATY


 A cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, é bem conhecida pela arquitetura colonial, boa infraestrutura, praias e muitos pontos turísticos. Além disso, chama a atenção pela grande variedade de eventos que oferece durante o ano, como a Flip e o Festival de Gastronomia. Em especial, um lugar pode garantir momentos divertidos para toda a família, com uma programação diferenciada.


 Praia de Paraty e suas belezas


As ruas de Paraty e sua arquitetura colonial


A dica em questão é para o “Teatro Espaço”, mais especificamente com o espetáculo “Em Concerto”, do teatro de bonecos. Ao contrário do imaginado, o público-alvo são os adultos, e a apresentação dura aproximadamente uma hora. As histórias tratadas são independentes, e os bonecos de pano e espuma são muito bem manipulados, possuem expressões e gestos “próprios”, dando uma sensação mais humana ao espectador.


Teatro de bonecos


Talvez por isso tenha uma visão tão positiva, graças aos enredos baseados em atitudes e reações humanas, que fazem com que o público se identifique com as semelhanças. Para poder observar cada detalhe de perto, pegar um lugar nas primeiras filas seria realmente o ideal. Mas, de qualquer forma, o passeio proporciona a todos que comparecem uma cultura diferente, e, além disso, uma magia e qualidade que não são encontradas todos os dias. 




Os trabalhos tão reconhecidos são feitos pelo “Grupo Contadores de Estórias”, que foi fundado em 1971 por Marcos e Rachel Ribas, entrando em Paraty dez anos depois. As especializações do casal se completavam, e após uma longa jornada em busca de um projeto de arte bem feito e que pudesse ser entendido por todos os países, decidiram inaugurar a nova técnica de manipulação direta com bonecos pequenos e sem palavras, na década de 80.

A sintonia do casal com certeza foi um fator essencial para o sucesso do trabalho, que é acompanhado até hoje. As turnês e temporadas no exterior fizeram com que obtivessem reconhecimento em jornais importantes dos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha e Brasil. E, por se tratar de apresentações premiadas em diversas partes do mundo, a indicação é para que os turistas façam reservas antecipadas (alguns hotéis oferecem o serviço). 



O Teatro dos Bonecos em Paraty costuma acontecer as quartas e aos sábados às 21h, sendo que em feriados e temporadas também acontece as sextas. O endereço é Rua Dona Geralda, nº327, no centro histórico. 





Chegando lá, é impossível não se apaixonar pelo espetáculo, que se torna um passeio obrigatório a ser feito pela região e conquista cada dia mais fãsPara informações sobre restaurantes e pousadas em Paraty acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/rio-de-janeiro/paraty/


# Post patrocinado pelo site Roteiro de Turismo.